Post

Cases de sucesso de internacionalização de empresas e entrega de conteúdo pioneiro no segmento de software e serviços -Peiex da ApexBrasil

No dia 23 de março aconteceu a cerimônia de entrega do conteúdo pioneiro no segmento de Software e Serviços no Brasil para internacionalização pelo INAITEC e apresentação de 3 cases de sucesso de empresas que passaram pelo programa PEIEX da ApexBrasil.

O evento contou com a presença de Marcelo Fett, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ulisses Medeiros Júnior, gestor PEIEX SC; Rita Albuquerque, coordenadora nacional de qualificação da ApexBrasil; Diego Chierighini, diretor executivo do INAITEC (Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia) e equipe técnica executora do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) na Grande Florianópolis e também contou com a presença de empresários, especialistas em negócios internacionais e outros representantes da quádrupla hélice (Academia- Empresas-Governo-Sociedade).

A apresentação de 3 cases de sucesso de empresas que passaram pelo programa Peiex(Programa de Qualificação para Exportação) da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, realizado em parceria com o Inaitec (Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia), foi um momento de reconhecer iniciativas de sucesso que demostraram que a internacionalização das empresas catarinenses e brasileiras é uma alternativa possível para expansão dos negócios.

A i-KOA Inovação & Transformação foi um dos cases de sucesso escolhido, junto com os cases das empresas English4Startups e Sou Odonto. O CEO Fabrício Attanásio, representou a i-KOA no evento apresentando os motivos e práticas pelas quais levaram o reconhecimento da empresa como case de sucesso na internacionalização entres participantes do programa.

O Peiex tem o objetivo alavancar a competitividade das empresas e fomentar a cultura exportadora, através de ações avançadas de qualificação. Além do Peiex de bens (que já está consolidado nacionalmente), “durante o processo de execução do Peiex, algumas necessidades foram levantadas e surgiu uma demanda interna com o objetivo de criar um material específico, focado em um dos segmentos que mais se destacam na região da Grande Florianópolis, as empresas de software e serviços. Criamos assim, por meio do Inaitec em parceria com a ApexBrasil um conteúdo pioneiro no segmento de Software e Serviços no Brasil, que denominamos de Materiais de Qualificação Coletiva para Expansão Internacional de Empresas de Software e Serviços, que cedemos para a ApexBrasil como forma de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema nacional, especialmente para as empresas que tem interesse em se internacionalizar”, explicou Diego Chierighini.

Para o CEO da i-KOA Fabrício Attanásio, que no dia seguinte ao evento embarcou para a Angola na África para dar continuidade aos projetos da empresa e prospectar novos negócios e projetos, “a participação no Peiex foi fundamental para estruturar a operação, assim como acelerar o processo de consolidação e expansão numa perspectiva mais estratégica. Não vou falar que foi uma tarefa fácil, mas com o apoio dos técnicos, mentores e toda a metodologia do programa, conseguimos gerenciar e minimizar os riscos da operação, além de pensar e planejar de forma estratégica, tornando o processo de internacionalização de serviços mais seguro e consistente, demonstrando que é possível internacionalizar as empresas por meio de programas gratuitos e subsidiados pelo Governo Federal como é o Peiex da ApexBrasil. Foi uma experiência incrível e muito profissional que recomendo a todos os empresários e empreendedores Brasileiros”. afirmou Fabrício Attanásio.

Segundo Marcelo Fett, um programa bem estruturado de internacionalização de empresas impacta positivamente o dia a dia da comunidade e a economia da região.

Portanto, é fundamental para o ecossistema de inovação. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação lembrou que o Governo lançou, na quarta-feira (22.03), o programa Santa Catarina Inovadora, focado na competitividade das empresas catarinenses e apoiado em sete pilares.

“Um desses pilares é o que a gente está chamando de projetos estruturantes. E dentro desses projetos estruturantes, está justamente a questão da internacionalização de empresas; especificamente, no caso da nossa secretaria, das empresas de base tecnológica”, explicou Marcelo Fett. “Entendo que é fundamental para nosso ecossistema de inovação que a gente possa começar a pensar nele globalmente, com uma estratégia coordenada pelo Governo do Estado, com todos os atores do ecossistema, mas que a gente possa ter, se não no curto prazo, mas pelo menos no médio prazo, várias empresas se aventurando e tendo sucesso internacionalmente”, concluiu o secretário.

E, você, empresário e empreendedor de Santa Catarina e de todo o Brasil? Está esperando o que para expandir seu negócio internacionalmente?

Ampliar seu negócio para novos mercados pode levar sua empresa para outro patamar e ainda contribuir para a transformação e desenvolvimento de outros países.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *